Durante dois anos tive uma Lan House, a princípio o empreendimento tinha tudo para dar certo, mas não saiu como esperado. Sem ter a mínima noção de como administrar, ter relação cliente-fornecedor e com o apenas conhecimentos em informática, passei por apuros. Dificilmente obtive lucro no fim do mês, e como um negócio não-rentável só dá dor de cabeça, resolvi fechar a empresa.
Hoje continuo dando assistência técnica em várias Lan Houses da cidade, principalmente em termo de gerenciamento. Sim, aprendi a administrar e tirar o melhor proveito em um empreendimento e assim, passar para outras pessoas meus conhecimentos.
Quando criei o blog, o objetivo principal era transmitir os conhecimentos que adquiri ao longo dos 2 anos como dono de Lan House para os empreendedores ou futuro empreendedores do ramo. E além disso, tenho notado que muita gente vem até aqui decorrentes de buscas do Google com os termos "lan house e cyber café", que eu expliquei em alguns posts passados: Lan House X Cyber Café, Tipos de donos de Lan House/Cyber Café, Lan House dá Dinheiro? e Quero ser dono de Lan House/Cyber Café.
Então, agora vou exemplificar 5 motivos pelo qual sua Lan House nunca dará lucro, tente tirar algum proveito disso:
- Você é aquele cara que só aparece no fim do dia para pegar o dinheiro – Se você não estiver atento ao que acontece no seu estabelecimento o dia todo, provavelmente vai virar uma zona, pois funcionário nenhum irá lhe dar um feedback preciso das reais necessidades do lugar.
- Seu investimento é apenas em jogos e internet – Eu sempre digo para futuro empreendedores do ramo, que se for viver de internet e jogos, ele irá 'passar fome'. Não tenha apenas um foco, tenha faro para agregar novos serviços e produtos a sua marca.
- Você gasta o dinheiro do seu negócio com contas pessoais – Um grande erro é achar que o lucro é o que sobra depois de pagar todas as contas. Já ouviu falar em Pró-labore? Isso é o seu salário, ou seja, você pagou todas as contas da sua loja e ainda tirou um dinheiro pessoal (pró-labore) o que restou é o lucro. E se não sobrar nada? Lamento, mas seu negócio está no vermelho, cuidado!
- Sua Lan House é igual a de seus concorrentes – Sua inspiração veio de uma loja próxima a sua e seu modelo de negócio e igual ao dele, sem tirar nem pôr. Atenção, seu negócio já começa errado. Tenha sempre um diferencial, não tenha medo de inovar. Uma dica legal, se seu concorrente tem cadeiras ruins, dê a seus clientes conforto com poltronas.
- Seu investimento não é no seu negócio – Existem os custos fixos que são: compra de papel, recarga de cartuchos das impressoras, reposição de produtos, pagamento de contas, etc. E tem aqueles custos que você não sabe quando vai ser preciso gastar mais dinheiro, como: Troca de mouse, HD queimado, teclado com letras apagadas, cadeiras quebradas, e outras. Fique atento, guarde o lucro da sua empresa e, tenha uma reserva todo mês para isso. Assim, você não se pega sem dinheiro e com peças danificadas.
Use o seu pró-labore para gastos pessoais e parte do lucro para gastos eventuais na Lan.
Com essas pequenas dicas, você pode acordar de um pesadelo. Nunca deixe de estar atento às mudanças do mercado, crie um negócio para ser o melhor e não para ser mais um. E o mais importante nunca desista. Sou Gerente de um Posto de Gasolina. Mais não desisti, vou montar minha empresa em Manutenção de computadores, suprimentos, graficos e Muito mais. Em Breve Companhia ECSA de volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário